30 de maio de 2023

Na Densidade do Ar (Álbum 2023)

O  violonista e compositor Leo Costa lança, no ano de 2023, o seu segundo álbum autoral “Na Densidade do Ar”. O título, homônimo a uma das músicas,  representa a conexão do artista com o seu público que, mesmo de forma não presencial, se dá pelo ar, através do som, e traduz a atmosfera das composições: densas e delicadas. 

Com influências do cancioneiro brasileiro, do jazz e do universo erudito, o trabalho traz sete faixas inéditas, gravadas em seu estúdio, em São Paulo, e mixadas por Adonias Souza Jr. no Estúdio Arsis. Algumas compostas recentemente como “Turno Noturno” e a faixa título “Na Densidade do Ar” e outras criadas há quase dez anos como os três movimentos da “Suíte de Maré”, que nasceram de uma breve, porém intensa, passagem de Leo pela França e “Sertão”, feita durante turnê de shows no planalto central brasileiro. 

O trabalho chega às plataformas digitais pela distribuidora Tratore no dia 14 de junho, com show presencial no auditório da Escola de Música Companhia das Cordas. Para coroar o projeto, um documentário acompanhando o processo de concepção, gravação e finalização do álbum com entrevistas e depoimentos, produzido por Romes Pinheiro, está disponível no canal do You Tube do artista a partir do dia 22 de junho e permitirá uma imersão na “gestação” da obra. 

“Na Densidade do Ar é o projeto que mais me define enquanto artista atualmente, pois mostra as minhas composições na intimidade do violão e traz arranjos que me desafiam e me encorajam enquanto instrumentista”, diz Leo Costa, ao falar sobre seu novo trabalho.

Natural de Torrinha (SP), onde cresceu e iniciou seus estudos em música, Leo compõe desde a adolescência, e seu trabalho já rendeu elogios de importantes referências da música brasileira como Swami Jr, Filó Machado, Ulisses Rocha, Consuelo de Paula e Tavito.

As músicas do álbum são unicamente executadas ao violão pelo artista, instrumento esse que tem um valor especial “o mesmo violão que compôs todas as faixas é o que vocês vão ouvir nas gravações do álbum e está comigo há exatamente 20 anos!”, afirma Leo ao mencionar o violão feito pelo luthier Raimundo Saraiva, que o construiu em 2003. 

“É um projeto que traz a densidade individual vivida no período pandêmico mas também a leveza do contato presencial na reabertura que se seguiu”, finaliza.

—-

Ficha Técnica do Álbum:

Produção fonográfica, direção e arranjos: Leo Costa

Violão*: Leo Costa

* todas as faixas gravadas com violão Raimundo Saraiva, ano 2003. 

Arte da Capa: Karen Cardoso

Captação: Leo Costa (com a colaboração de Adonias Souza Jr)

Edição: Leo Costa

Mixagem e masterização: Adonias Souza Jr (Estúdio Arsis)

Consultoria, Produção Executiva, Fotos e Filmagens: Romes Pinheiro (Máquina de Fazer Maluco)

“Na Densidade do Ar” foi gravado no estúdio Leo Costa entre os dias 05 a 07 de maio de 2023, é um álbum de financiamento independente.

© Copyright © 2023 Leo Costa Produções Musicais e Máquina de Fazer Maluco 

www.leocosta.mus.br