O canto Da Ema - Leo Costa
Arte da capa por Karen Cardoso (Design K)

O Canto Da Ema – Leo Costa

Single – violão instrumental

Lançamento: 12/12/2025 

Pré-Save: https://tratore.ffm.to/ocantodaema

“O Canto Da Ema” é o novo single do violonista e compositor Leo Costa. Com arranjo inédito para violão solo, a faixa estreia os lançamentos de intérprete do artista, que conta em sua discografia álbuns autorais como “Leo Costa” (2017), “Amina Mezaache & Leo Costa” (2022) e “Na Densidade do Ar” (2023) além de singles e inúmeras produções em parceria com outros artistas. Seu trabalho foi elogiado por nomes como Filó Machado, Swami Jr. e Tavito, tendo realizado shows em São Paulo e Paris, onde recebeu o prêmio FIE.

Lançada originalmente por Jackson do Pandeiro em 1956,  “O Canto Da Ema” é uma obra que atravessou gerações. O baião composto por João do Vale, autor de sucessos como “Carcará”, “Na Asa do Vento”,“Coroné Antônio Bento” e “Pisa na Fulô” reúne todas as características da música simples mas com profunda particularidade ligada às raízes do autor e ao seu estilo próprio. A letra tem como ponto de partida a crendice popular sobre o canto triste da ema. 

Gravado ao vivo no estúdio Arsis, o trabalho mistura a energia do baião com a técnica erudita e a doçura do violão caipira convidando o ouvinte a uma dramaturgia sonora instrumental sem perder de vista a memória tácita de sua icônica letra:

“A ema gemeu no tronco do juremá / Foi um sinal bem triste, morena / Fiquei a imaginar / Será que é o nosso amor, morena / Que vai se acabar? / Você bem sabe, que a ema quando canta / Vem trazendo no seu canto um bocado de azar / Eu tenho medo, morena, eu tenho medo / Pois acho que é muito cedo / Pra esse amor se acabar / Vem morena, vem, vem, vem / Me beijar, me beijar / Dá um beijo, dá um beijo / Pra esse medo se acabar.”

Foi a partir dessa mistura que Leo Costa concebeu o arranjo instrumental, sem nunca perder de vista o significado da letra e das melodias originais; pelo contrário, aprofunda de forma vertiginosa cada “palavra”, as paisagens sonoras de suas sensações e sua maneira de contar a “mesma” história. Duas curiosidades aproximam ainda mais o artista da canção: “O Canto Da Ema” ninou seu filho muitas e muitas vezes — na voz, no violão e no ritmo — e, em sua infância, Leo ouviu muitas “emas”, que na verdade eram as seriemas de Torrinha-SP, onde se criou. O canto da ema a que João do Vale se refere é realmente diferente e mais triste — vale a pena conhecer.

O single estreia dia 12 de dezembro de 2025 em todas as plataformas de streaming e também conta com um videoclipe produzido por Romes Pinheiro que estará disponível na mesma data no YouTube do artista

Leo Costa traz em sua carreira influências do cancioneiro brasileiro, do jazz e do universo erudito, e mantém há mais de 20 anos um sólido trabalho como compositor, instrumentista, produtor e educador, com foco principal no violão brasileiro e em suas pesquisas em harmonizações e timbragens. 

www.leocosta.mus.br / www.instagram.com/leocostamus / www.youtube.com/leocostamus 

Ficha Técnica:

Direção musical, arranjos, violão* e produção fonográfica: Leo Costa

Gravação: Estúdio Arsis (São Paulo, SP) em 29 de outubro de 2025 

Engenheiro de gravação: Adonias Souza Jr.

Edição: Leo Costa

Mixagem e Masterização: Adonias Souza Jr. (Estúdio Arsis)

Arte da capa e peças gráficas: Karen Cardoso (DesignK)

Captação de vídeo: Romes Pinheiro

Cenário e iluminação: Romes Pinheiro e Ana Carol Azeredo

Contra-regragem e captação de conteúdos: Ana Carol Azeredo

Edição e finalização de vídeo: Romes Pinheiro

Distribuidora de áudio: Tratore

Lançamento audio e video: 12 de dezembro de 2025

Assessoria de Imprensa: Denise Souza

* Leo Costa usou violão Raimundo Saraiva 2003 e cordas D’addario Composite Extra Hard